sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Dois mitos comuns na construção de um site

Bom gente, tamos aí novamente, e pra iniciar bem o ano, vou postar uma parte de uma reportagem que achei em uma revista antiga que eu guardava em casa. (Eu sabia que guardar ela ainda iria ser útil "um dia"...).

A revista é tão antiga que nem no site da digerati tinha ela pra eu poder talvez fazer um CTRL+C; CTRL+V, então acho que eles não vão ficar brabos com isso :D.

Em todo o caso, aí vai a descrição da revista: THE WEBMASTERS, ano 1, nro 3, página 24.

"Mito 1: O conteúdo basta

Dizer que o mais importante em um website é o seu conteúdo é uma verdade que pode ser aplicada para todos os sites da web, disso não há como discordar. Também é verdade que quando você soma som, animação, recursos de Java e muitos gráficos, sua página web leva muito mais tempo para carregar, e alguns dos seus visitantes podem não querer esperar para carregar tudo e acabarão indo embora.

Porém, não significa que todas as páginas com muitos recursos de animação e som são necessariamente ruins. O truque é saber quando tudo isso é apropriado e conseguir que a velocidade ao carregar a página seja a maior possível, de acordo com as circunstâncias.

O uso excessivo de recursos Java, de animação e mesmo som podem até ser empregados em alguns casos. Por exemplo, se seu site tiver como objetivo vender ou oferecer serviços para outros sites, isto é, se você quiser que as pessoas paguem para projetar ou hospedar suas páginas, então esses recursos serão indispensáveis para chamar a atenção dos usuários.

Muitos clientes potenciais vêem seu site como um exemplo do que outros sites podem se tornar. Não há nenhum ponto que indique que apenas o conteúdo basta neste momento. Tais sites precisam de uma certa quantidade de cor, gráficos, etc. embora isto acarrete em um tempo maior para carregar a página, preço que certamente os usuários estarão prontos a pagar.

Mito 2: Os gráficos decorativos são obrigatórios

Do outro lado da balança estão as pessoas que acreditam que um bom site de Web tem que ter muita cor, e principalmente, muitos gráficos para ilustrar (desnecessariamente) o conteúdo. Geralmente estes webdesigners são identificados pela sua pouca experiência, ou ainda pela falta de imaginação.

Existem muitos casos de pessoas que exibem seus sites orgulhosos, sem se darem conta de que eles tem uma coisa errada. Os gráficos criados por algumas pessoas geralmente são colocados no meio da página e, para piorar ainda mais a situação, tem em média 100kb.

Estes gráficos tem pequena ou nenhuma função nestas páginas - não contém valor informativo algum - nem são logotipos, nem fotografias. São puramente decorativos. E o pior de tudo - levam anos para carregar.

Mas não é bom generalizar. Alguns gráficos decorativos em uma página caem muito bem. Eles tornam a página mais agradável ao olhar, e consequentemente mais provável de ser lida. Mas atenção: eles devem ser o menor possível. Seu tamanho deve ser, como na maioria das imagens, de no máximo 30kb e seu assunto deve estar diretamente ligado ao conteúdo do website em questão.

Reduza o tamanho dos gráficos, dos arquivos individuais em suas páginas usando os seguintes métodos:
- reduza o número de cores no gráfico;
- reduza o tamanho da imagem, se possível;
- reduza o número de imagens em animações.


E lembre-se, poucas pessoas voltarão ao seu site só para admirar seus gráficos. Mas elas voltarão para saber o que você tem a dizer.


Pois é, por enquanto é só gente....

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, Como vi que você citou paragrafos da revista The Webmasters ano 1 numero 3, vou te fazer um pedido um pouco chato, um colega meu pegou o cd dessa revista emprestado e quebrou ele, eu gostaria de saber se por acaso vc tem esse cd,pra fazer uma copia, desculpe invador seu blog para uma questão dessas mas é minha coleção então sabe né, já tentei na editora mas não tem mais. se puder me ajudar eu agradeço e muito. A propósito a revista e o cd tem detalhes de verde e preto.
Obrigado

Att.

Everton