sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Um pouco de LOST...

Recentemente, comecei ouvir bastante sobre o "fenômeno" LOST... A princípio, fiquei intrigado com o que seria esse tal "fenômeno" e não pensei mais sobre o assunto. Para mim, não passava de uma simples série de TV.

Porém, algo estranho acabou acontecendo... A superinteressante, uma revista que considero séria no que se propõe a fazer estampou uma matéria de capa sobre o que?? Nada mais nada menos LOST.

Pensei comigo mesmo: "Para que a superinteressante faça uma reportagem de capa sobre o assunto, eles devem ter coisas interessantes para dizer sobre algum item científico da série." Mas qual foi a minha supresa em ver que o caminho traçado pela reportagem, além é claro de especular sobre o que são os números, quem são os Outros, etc... a reportagem traça, ou tenta traçar o futuro da TV.

Esta parte da reportagem foi o que mais me chamou a atenção, pois para mim tudo o que foi dito e previsto para mim já é corrente em uma coisa que já está em uso: a Internet.

Poder acessar o programa/série/documentário/etc que quiser a hora que quiser nada mais é do que a navegação na Internet. A única e grande diferença, a meu ver, é que atualmente para você "baixar" um programa, mesmo usando banda larga acaba demorando tanto que não se torna viável a espera.

Com a possibilidade de se criar canais ultra-rápidos de transferência de dados através dos sinais de TV, ela pode na realidade se transformar em um "clone" da nossa atual internet.

O único fato a se discutir é como seria controlada a tão temida pirataria, mas ao meu ver, como a "nova TV" ou "TV 2.0" como está sendo chamada irá disponibilizar todo o conteúdo a qualquer hora, ninguém irá querer gravar algo que sempre estará disponível, não justificando o esforço de se copiar algo.

O maior problema, com certeza, será a publicidade, porque atualmente o que impulsiona as emissoras de TV são as receitas advindas da publicidade, e como poderemos escolher a programação, podendo "pular" os comerciais, a publicidade não terá mais o grande apelo que tem hoje.

Fenômenos como o YouTube e outros sites de compartilhamento de arquivos já são um bom prenúncio do que pode vir a ser a TV do futuro.

Hoje vou acabar assistindo o tal de LOST só para ver o que é esse fenômeno... Espero que não seja viciante como tanto falam...

Bom, deve estar começando... té o próximo post.

Nenhum comentário: